Está na hora de aprender a tratar e ressignificar o luto para seus pacientes!
Workshop
Luto e Terapia
Cognitivo Comportamental
Anote na sua agenda:
LIVE 01
Passar
pelo luto
com Jesiane
e Thatiana
13.06 às 21 horas
LIVE 02
Terapia da Aceitação e Compromisso
14.06 às 21 horas
LIVE 03
Tratamento e ressignificação do luto a partir da visão da TCC
15.06 às 21 horas
com convidado
especial José Inácio Gaitán
com Jesiane
e Thatiana
Nunca houve um momento nessa geração onde profissionais qualificados em luto fossem tão necessários.
As pessoas precisam mais do nunca de profissionais que as ajudem a lidar com luto repentino e coletivo durante essa fase.
Mas o luto não se resume à perda de alguém querido, ele se aplica a dezenas de outros processos em que as pessoas passam diariamente, como fim de relacionamento, a perda de um emprego, mudanças, falência etc.
Processos que podem facilmente se desenvolver em transtornos, estresse, ansiedade, depressão…
E qual é o problema disso? Encontramos uma enorme dificuldade para acharmos psicólogos que dominem esse assunto o suficiente para atender a quantidade de pessoas que precisam dessa ajuda, agora!
Muitas vezes nós recebemos na caixinha de perguntas o seguinte: “Recebi um paciente que perdeu a mãe (pai, namorado, tio, irmão), o que eu faço?”
E, como professoras universitárias há anos, a gente entende que esse tema é pouco, ou quase não é, ensinado dentro das faculdades. Então a primeira coisa que você faz quando chega um paciente enlutado, é tentar que a pessoa não sofra, é dizer a ela: “vai passar”.
E é aqui que você erra.
Não tem como impedir pacientes enlutados de sofrer, muito menos dizer que “vai passar”, porque para eles, naquele momento, não vai. Você precisa entender os processos de luto e trabalhar cada um deles com o seu paciente, acolhendo e ressignificando.
Luto tem etapas? Como acolher o paciente? Como trabalhar os vários tipos de luto? Luto pode transformar em algum transtorno? Qual diferença do luto para a depressão, quando a pessoa fica sem energia por muito tempo? Luto precisa de intervenção psiquiátrica?
Por isso, anote na sua agenda: nos dias 13, 14 e 15 de junho, às 21 horas no nosso Instagram @jtpsicologia, vamos trabalhar os processos do luto e como você poderá atender qualquer paciente depois desse Workshop!
Quem é
JT Psicologia?
A história da JT Psicologia começou lá no ensino médio, com duas adolescentes que estudaram juntas no terceiro ano e que começaram dali uma amizade. Nos formamos juntas e em pouco tempo, sem sabermos, estávamos na mesma sala de aula da faculdade de Psicologia.
Após a graduação concluída fizemos juntas a especialização em clínica de adultos. Em seguida, Jesiane entrou no mestrado e começou a dar aula na Universidade da sua cidade e em seguida em uma outra Universidade na qual eu (Thatiana) já trabalhava como coordenadora dos laboratórios do curso de Psicologia. Dois anos depois, eu entrei no mestrado na mesma instituição que a Jesiane e comecei a dar aula e não paramos mais.
Em 2017 percebemos que poderíamos juntar nossas habilidades, nossos conhecimentos, nossas práticas profissionais para ajudarmos mais pessoas com o que elas mais nos solicitavam nas universidades em que fomos professoras: a prática clínica. Eles aprendiam a teoria na faculdade, mas tinham dificuldade dessa aplicação em seus ambientes de trabalho.
Desde então trabalhamos diariamente para ajudar nessa formação e na educação continuada de estudantes de Psicologia e de profissionais para proporcionarmos à todos, exatamente aquilo que não conseguimos quando nos formamos. Foi preciso batalhar bastante, correr muito atrás, fizemos outras especializações, cursos e formações para chegarmos onde chegamos.
E o que a gente quer agora é encurtar esse caminho para vocês, para que vocês consigam, mais rapidamente, ter o sucesso que esperamos desde que entramos na universidade.
Participe!
Workshop
Luto e Terapia
Cognitivo Comportamental
Dias 13, 14 e 15 de junho